sábado, abril 14, 2012

Sobre a geração do sexo, drogas e rock'n'roll

TOURO INDOMÁVEL (Raging Bull, 1980) é um filme estado-unidense de 1980, do gênero drama, dirigido por Martin Scorsese, que promoveu um verdadeiro marco no cinema da década de 80 e modificou profundamente a cultura suburbana dos EUA, narrando o sucesso e a decadência de Jake LaMotta, um filho de imigrantes italianos que se torna pugilista da categoria peso-médio e era conhecido como "o touro do Bronx".


Magnífico exercício psicológico sobre o pugilista Jake LaMotta enquanto iniciativa do talentoso Robert de Niro e grande realização de Martin Scorsese. Sua arte em técnica é singular e inovadora em termos de realismo, assustando um pouco o público da época com a sua violência. Todavia, ao olhar do espectador contemporâneo, o formato explícito de linguagem em Touro Indomável talvez seja entregue de forma mais ocasional, podendo expressar melhor outras facetas de sua montagem plenamente elogiosa. Ao explorar a misoginia do consideravelmente fechado universo de LaMotta, repleto também de insinuações homofóbicas, Scorsese encontra o cerne de sua proposta fílmica nos instintos mais animalescos de seu protagonista. É genuinamente racional ao guiar a atuação sofisticada de De Niro pelos surtos de violência do personagem sem desculpá-las, mostrando ao invés o preço pago, as consequências que precisam ser enfrentadas mediante suas ações. Além do elenco empenhado, como Cathy Moriarty no auge de sua beleza, capturada tão sensualmente pela câmera, o espirituosíssimo Joe Pesci como o fiel irmão de LaMotta, este renomado trabalho de Scorsese acertou em cheio na escolha cinematográfica de Thelma Schoonmaker, no uso de preto e branco. Também em recursos – à primeira vista, primatas – como sons de animais e pouco arsenal técnico, legitimando a sua experiência técnica a partir do olhar inovador em prol do realismo. A composição sonora ficou a cargo de Pietro Mascagni e os vários efeitos visuais com a premiada edição por Schoonmaker tornam a biografia de LaMotta belíssima de se assistir e ouvir, atribuindo credibilidade à experiência do espectador com este filme tido como uma sinfonia de violência. Assino embaixo.


Uma fascinante sinfonia de violência.

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